Bai Zhu

Rhizhoma Atractylodes macrocephala

Nome Farmacêutico:

Atractylodes macrocephala Koidz

Nome Comum:

White Atrctylodes

Parte utilizada:

Rhizhoma

Propriedades:

Amargo, doce, amornante

Locais de ação:

Baço e Estômago

Texto em que apareceu pela primeira vez:

Matéria Médica da Dinastia Tang

Ações e Indicações

Tonifica o Baço e melhora o Qi: Para Deficiência de Baço e Estomago, com diarréia, falta de apetite, cansaço, digestão lenta.

Tonifica o Baço e drena Umidade: Para acúmulo de Umidade no Aquecedor Médio por Deficiência de Yang do Baço, com distensão abdominal, sensação de peso no abdômen e corpo, regurgitação de fluído claro, náuseas, digestão ruim, saburra úmida na língua. Usado como auxiliar em outros padrões de Umidade, como em casos de edema e eliminação de urina reduzida.

Tonifica o Exterior e para a transpiração: Para sudorese excessiva por deficiência do Qi.

Precauções e Contraindicações

Contra-indicada em casos de Deficiência de Yin com sinais de Calor ou fluídos.

Principais Componentes Químicos

Atractilon, atractilol, butenolide A e B, acetoxyatractylon, hydro-xyatractylon, vitamina A.

Pesquisa Clínica Farmacológica

Efeito endócrino: Vários testes foram feitos com animais de experimentação visando à compreensão da erva Rhizhoma Atractylodes macrocephala no metabolismo da glicose. Foi demonstrado que o decoto da erva aumenta a absorção da glicose no tubo digestivo. Contudo, o resultado não é uma hiperglicemia, e sim, uma hipoglicemia, por aumento da captação da glicose a nível celular.

Efeito no tecido muscular: Rhizhoma Atractylodes Macrocephala aumenta os estoques de glicogênio no Fígado e facilita a oxidação da glicose nas células musculares. Em outro experimento (ratos e camundongos) recebendo preparação de Rhizhoma Atractylodes Macrocephala, em doses de 6g/kg, misturado à ração diária, mostraram um aumento considerável do peso corporal, frente ao grupo de controle. O aumento ponderal foi devido ao aumento do tecido muscular e os animais tratados demonstraram, também, mais força física.

Efeito hematológico: A administração de decoctos de Rhizhoma Atractylodes Macrocephala, por sonda gástrica a ratos, assim como a voluntários humanos, provocou o aumento do tempo de protombina, após quatro dias. O efeito é discreto, mas pode durar dez dias após a interrupção da droga.

Efeito diurético: Diversos estudos comprovaram o efeito diurético. O efeito é marcante e prolongado.